quarta-feira, 29 de julho de 2015
Investigares aumentam eficiência de painéis solares aproveitando os infra-vermelhos
Os avanços feitos na eficiência dos painéis solares não param, e agora temos investigadores que descobriram um método de aproveitar a luz infra-vermelha que normalmente é desperdiçada.
A maioria das células solares só é capaz de aproveitar a luz solar visível, o que limita logo à partida a quantidade de energia que poderão converter para electricidade. Investigadores criaram um método que consegue converter radiação infra-vermelha em luz visível, permitindo que um painel solar possa ser até 30% mais eficiente.
O processo consiste em aproveitar dois fotões infravermelhos para gerar um fotão de luz visível; algo que já era conhecido há muito, mas que faltava fazer de forma eficiente e prática de utilizar - coisa que estes investigadores conseguiram resolver.
... Como sempre, agora só falta que estas descobertas sejam aplicadas a produtos comerciais e cheguem até nós; pois já estamos fartos de ouvir notícias de melhorias e avanços, que depois acabam por nunca se concretizar em produtos que se possam usar no mercado.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Eeeeeeee o preço da electricidade nunca baixou, mesmo tendo mais de 60% de energia renováveis...
ResponderEliminar