domingo, 19 de julho de 2015

A diferença das fitas LED SMD 5050 vs 3528


Há cada vez mais pessoas a recorrer à iluminação LED, e as fitas LED permitem fazer coisas que não seria possível fazer-se com outros tipos de iluminação. No entanto, no meio de tanta oferta, por vezes surge a pergunta, afinal qual a diferença entre as fitas LED "5050" versus as "3528"?

Fitas LED há muitas, e de muitos e variados estilos. Para começar, temos o comprimento total da fita (não se preocupem, pois é possível cortá-la "à medida"); temos também variantes que vêm isoladas dentro de tubos plásticos ou revestidas a silicone (adequadas para ambientes húmidos, como casas de banho, cozinhas, ou aplicação no exterior); a cor dos LEDs, e também a sua densidade.

Mas para além de tudo isso, será quase certo que entre as opções que vos aparecerem irão surgir duas referências que podem baralhar um pouco a decisão: fitas que dizem usar LEDs SMD 3528, e fitas que usam LEDs SMD 5050.




As fitas com LEDs 3528 estão normalmente disponíveis com comprimentos de 5m e 300 LEDs, com um consumo médio de 5W por metro, e gerando cerca de 220lm/m (duplicando estes valores para as fitas com 600 LEDs). Costumam ter secções de corte a cada três LEDs, só têm uma cor, e tradicionalmente eram as mais económicas.



As fitas com LEDs 5050 são de maior potência, pois os seus LEDs são "triplos" - o que também lhes permite estarem disponíveis em versões RGB coloridas, onde é possível escolher-se qualquer uma de milhões de cores disponíveis (embora também estejam disponíveis versões monocromáticas). A sua luminosidade pode chegar a ser o triplo das outras fitas, mas os consumos também podem triplicar, chegando a perto de 15W por metro. No entanto, para quem quiser uma fita que possa ser usada em substituição de outros tipos iluminação, ou que seja visível mesmo em ambientes com elevada luminosidade, serão a opção mais recomendada.


Actualmente, o diferencial de preços entre ambas as fitas já se tornou praticamente irrelevante. É possível encontrarem fitas LED 5050 de 5m RGB por apenas 10 euros (ou 25 euros se quiserem com fonte de alimentação e controlador RGB com tele-comando); ou ainda por valores inferiores se só quiserem luz monocromática - valor que as coloca ao mesmo nível das fitas LED 3528.


P.S. Importa também referir que já existem fitas com LEDs ainda mais recentes e eficientes, como os 3020 e 3014, que tendo dimensões mais compactas permitem aumentar o número de LEDs por metro para fitas LED ainda mais luminosas.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails