sábado, 27 de junho de 2015

Sistema de alerta de água com um Bean e um Raspberry Pi


É fascinante vermos o que actualmente podemos fazer com componentes que se podem comprar "em qualquer lado", como o projecto que hoje vos trago, que recorre a um pequeno Bean e um Raspberry Pi para criar um sistema wireless de detecção de água que vos pode enviar um email de alerta caso o nível de humidade ultrapasse um certo nível.

Fui dar com este projecto enquanto procurava por soluções para um "problema" colocado na nossa mailing list, sobre como se poderia criar um sistema de monitorização wireless de temperatura. O projecto em causa refere-se a um sistema de detecção de água, mas pode ainda mais facilmente transformar-se num de temperatura, uma vez que se for esse o caso nem sequer é necessário um sensor adicional para a humidade (o de temperatura já está incluído no pequeno bean da LightBlue - aqueles que até podem ser programados do smartphone).


O sistema é bastante simples de implementar, recorrendo as reduzidos Bean para monitorizar o nível de humidade; e a um Raspberry Pi que serve como sistema de controlo, e que envia o email de alerta quando os valores ultrapassam os que foram definidos.

A programação de todo o sistema é feita de forma visual usando o Node-RED. Um sistema baseado em Node.js e que simplifica imenso o processo de interligar todas estas coisas.

[exemplo de um programa que enviaria a temperatura de hora a hora para o Twitter]


Como sempre, a parte mais interessante destes sistemas "faça-você-mesmo" é a facilidade com que os podemos adaptar às nossas necessidades, e também inspirando-nos a que, se calhar, até aquela ideia que pensávamos não ter capacidade de fazer, afinal está ao nosso alcance.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails