sexta-feira, 19 de junho de 2015

Noki é uma fechadura electrónica pensada para a Europa


Muitos são os projectos de fechaduras electrónicas que têm surgido nos sites de crowdfunding, mas quase todos eles concebidos para os sistemas de trancas populares nos EUA. Finalmente, surge no Kickstarter uma fechadura electrónica pensada para se encaixar facilmente nas fechaduras europeias: a Noki.

À medida que vamos avançado em força para o mundo da Internet of Things e da automatização das nossas casas, são muitos os que desejam automatizar também as suas portas, libertando-se do incómodo de andar à procura de chaves - e da assustadora sensação de chegar ao trabalho e interrogar-se se realmente terá fechado a porta de casa à chave.

Este Noki é um sistema idêntico aos que têm sido desenvolvidos para fazer rodar as trancas nas portas norte-americanas, mas adaptado para se fixar nas nossas fechaduras e fazer rodar a própria chave.


A grande vantagem é que assim pode ser instalado em poucos minutos, sem ter que se substituir a fechadura que já estiver na porta - nem necessidade de trocar de chaves.

Há no entanto alguns requisitos para que se possa usar o Noki, como o de usar uma fechadura com cilindro duplo e função de emergência - que permita a abertura da porta pelo exterior mesmo quando se tem a chave introduzida do lado oposto (o que infelizmente, já me deixa de fora); e ainda algumas tolerâncias mínimas de espaço para a instalação. Mas fora isso... não há grandes complicações.


Depois, o sistema pode ser operado localmente via bluetooth, ou através da cloud e WiFi para controlo e monitorização remota, usando-se um gateway opcional. É uma situação que origina outras preocupações (imaginem o cenário aterrador que seria um hacker conseguir entrar no sistema de uma destas empresas e abrir remotamente as fechaduras de todos os seus cliente!) mas que se irá tornando cada vez mais comum no futuro, sendo também indispensável que se comecem a criar e adoptar sistemas e protocolos de segurança que possam garantir total confiança aos utilizadores - o que passa por haver uma total transparência de como são feitas as coisas, como também será o caso com este Noki.

Se estiverem interessados, a fechadura Noki de base está disponível por 139 euros, com entrega prometida para o final do ano (Dezembro de 2015). Se quiserem com o módulo WiFi, já terão que investir 199 euros.


2 comentários:

  1. portanto do lado de fora basta conseguir fazer rodar a chave que já la esta, um alicate fino deve bastar.

    Nunca deixem as chaves dentro da porta do lado de dentro, normalmente é trivial abrir a porta com elas lá.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Numa fechadura com canhão duplo como a que eles referem, penso que não dê para fazer isso (mas não garanto, não sou especialista em fechaduras! :)

      Eliminar

Related Posts with Thumbnails