quarta-feira, 17 de junho de 2015

Mercedes-Benz também entra no mercado das baterias para as casas


Depois da Powerwall da Tesla, também a Mercedes revela que está prestes a lançar um pack modular de baterias para casa, com o qual pretende deixar a marca na esperada reestruturação da rede de energuga que ocorrerá com o aumento da utilização de painéis solares nas residências.

A eficiência dos painéis solares fotovoltaicos não para de aumentar, e vai-se tornando cada vez mais atractivo investir nessa fonte de energia limpa para complementar (ou substituir completamente) a energia da rede eléctrica. O problema é que os painéis solares geram energia durante o dia, enquanto que o pico de consumo residencial ocorre de manhã e à noite, sendo por isso necessário indispensável arranjar forma de corrigir esse desfasamento entre a geração de energia e o seu consumo.

Uma das formas de o fazer passa por vender a energia gerada à rede eléctrica, usando esse saldo para depois a consumir de forma normal; mas pode dar-se o caso de isso não ser desejado, podendo ser energia em excesso para o período do dia. Uma das soluções passa portanto por adicionar uma bateria em cada casa, que permita fazer esse desfasamento de forma distribuída, e com impacto praticamente nulo na rede de distribuição.

Foi essa a grande aposta da Tesla, e que a Mercedes também quer replicar. Neste caso, a Mercedes propõe módulos de 2.5kWh, que poderão ser combinados até um máximo de 20kWh, usando-se 8 módulos. Tal como a Tesla, a Mercedes-Benz também tem previstas unidades de maior capacidade para empresas.

Não deixará de ser curioso que em tempos se tenha pensado em utilizar os carros eléctricos (e as suas baterias) para cumprirem esta função - de ajudar a aliviar a carga na rede de distribuição nos períodos de pico, recarregando-se nos períodos de vazio. Mas o que estamos a assistir é que os desenvolvimentos feitos para os carros eléctricos estão a saltar para fora dos automóveis, originando estas "mega-baterias" para as casas.

A Mercedes já está a aceitar pré-reservas para estas baterias, e diz que começará a entregá-las aos primeiros clientes em Setembro. Mas por enquanto, ainda não sabemos quais serão os seus preços nem os seus custos de instalação.

1 comentário:

  1. O problema a meu ver é os custos dessas baterias e tambem dos paineis solares... para se terem muitos (paineis e baterias), é preciso gastar balurdios de dinheiro... e so para poupar uns euros por mês/ano?!?
    Quem não tem esse dinheiro é pra esquecer. Para quem tem dinheiro, nem se vai preocupar em comprar esses equipamentos so pra ter menos uns euros pra pagar.

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails