sábado, 13 de junho de 2015

Nerdalize disponibiliza aquecimento gratuito para as casas - distribuindo servidores dos datacenters


Que vos parece a ideia de ter aquecimento gratuito durante o Inverno? Se por cá isso já seria atractivo, ainda mais o será nos países do norte da Europa, como está a acontecer na Holanda com os eRadiators da Nerdalize.

Como é possível alguém oferecer algo que poderia implicar custos de centenas de euros mensais, de forma gratuita? A proposta da Nerdalize é bastante simples, aproveitando-se de ideias que já tinham sugeridas por vários estudos. Há cada vez mais necessidade de computação, e nos data centers o custo de manter a temperatura dentro dos parâmetros desejados pesa bastante na factura mensal.

Assim, o que a Nerdalize faz é simplesmente deslocar alguns desses servidores para casa dos interessados, fazendo com que o calor gerado possa ser aproveitado para aquecer as residências. O gasto acrescido da electricidade é suportado pela própria empresa, sendo que os clientes necessitam apenas de ter uma ligação à internet por fibra, para garantir velocidades "aceitáveis". (Também há o requisito de se ter acesso a uma parede exterior para a instalação destes eRadiators, para que possam enviar o calor para o exterior no caso de não se querer aquecer a casa.)

Este sistema permite reduzir o custo dos serviços na cloud para cerca de metade face a servidores convencionais, e embora alguns argumentem a questão da "segurança", a verdade é que temos tido cada vez mais exemplos de que o que se tem que fazer é assumir que nada é seguro, e lidar com essa situação (usando encriptação, ligações seguras, validação adicional, etc.) Pelo que, pouco diferente será para uma empresa ter um servidor que pode estar em casa de um particular... ou num data center que pode ter uma cabine da NSA instalada num recanto qualquer.


A mim parece-me uma excelente ideia... Só faltava mesmo que fizessem uma versão que arrefecesse a casa, pois seria mais apetecível para o Verão. :)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails