terça-feira, 9 de junho de 2015

Lâmpadas tubulares LED da Xavax


Estamos em era da iluminação LED como forma de reduzir os consumos de electricidade, e se tiverem necessidade de substituir alguma velha lâmpada fluorescente tubular, a Hama propõe uma solução "pronta a usar" recorrendo às lâmpadas LED da Xavax.

A Xavax, distribuída em Portugal pela Hama, tem uma vasta colecção de lâmpadas LED disponíveis, incluindo lâmpadas LED tubulares. Na maior parte dos casos, a troca de uma lâmpada fluorescente por uma LED obriga a que se tenha que andar a mexer "nos fios"; mas neste caso a Xavax simplificou o processo de instalação de forma a que qualquer pessoa o possa fazer.

Estes tubos de iluminação LED são fáceis de instalar e compatíveis com os suportes mais utilizados. Numa luminária para tubos fluorescentes convencionais bastará substituir o arrancador de origem pelo que vem incluído com a nova lâmpada e trocar a lâmpada fluorescente pela nova com LEDs.

As lâmpadas tubulares LED da Xavax disponibilizam uma luz branca neutra (temperatura de cor de 4000K), acendem instantaneamente, não cintilam, e têm um tempo de vida ultra longo (cerca de 30.000 horas) que não é influenciado pelos ciclos de ligar/desligar. Têm também a vantagem adicional de terem um tubo em plástico que não se partirá facilmente.

Estas lâmpadas estão disponíveis nos três tamanhos mais usados, todos com certificação energética A+:
  • 60cm, com um consumo 10 W e luminosidade de 900lm; 
  • 120cm, com consumo de 20 W e luminosidade de 1800lm; 
  • 150cm, com consumo de 28W e luminosidade de 2500 lm.

Os Xavax LED Tube já estão disponíveis em Portugal, através da Hama, com preços recomendados de 19,99 euros para o modelo de 60cm, 29,99 Euros para o modelo de 120cm e 39,99 Euros para o modelo com 150cm.

4 comentários:

  1. Ouvi dizer que as lâmpadas fluorescentes foram proibidas na Europa. Algo relacionado com a a sua luz intermitente e que isso afeta a visão ou faz mal à vista!? Isto é verdade ou estou a sonhar!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E já agora, como ficamos quanto aos consumos se se fizer a troca, pois as fluorescentes sempre tiveram a fama de pouco gastadores ou mesmo muito económicas.

      Eliminar
    2. As lâmpadas fluorescentes, se associadas a controladores de alta-frequência não têm qualquer flickering perceptível (e até permitiam o dimming). Mas tal como as incandescentes, vão ser inevitavelmente ultrapassadas pelas LEDs.

      Embora sejam eficientes, têm muitas outras desvantagens, como a potência inicial mais elevada para "arrancarem"; e o facto de necessitarem de algum tempo para atingirem a temperatura ideal/brilho de funcionamento (e de a sua longevidade se reduzir drasticamente com ciclos de ligar/desligar frequentes.)

      Com os LEDs ultrapassam-se todas essas limitações, e também se fica com uma lâmpada que não se incomoda com quedas nem que liberta compostos perigosos se se quebrar... São tudo factores a ter em conta. :)

      Eliminar
    3. Obrigado. Esclarecido. Só tenho de ver onde adquirir essas lâmpadas, pois tenho para aqui um par dessas 'remanescências tecnológicas do passado'.

      Eliminar

Related Posts with Thumbnails