terça-feira, 23 de junho de 2015

HomeKit ganha triggers complexos com o iOS 9


O HomeKit da Apple pode ter começado de forma bastante modesta, mas parece que a Apple já começa a tomar-lhe o gosto e a prepara coisas muito desejadas por todos aqueles que querem dar um pouco mais de inteligência a sua casa: com o iOS 9 o HomeKit passará a poder ter eventos programáveis complexos.

Quando alguém se inicia no mundo da domótica e a interligar diferentes sistemas em sua casa, inevitavelmente fará coisas como "se detectar a porta de entrada a abrir, acender a luz do corredor". Mas depois, na vida real, depressa se percebe que isso não chega. Por exemplo, pode ainda ser de dia e não haver necessidade de acender a luz; ou então poderão ser já altas horas da madrugada, e não querermos acender as luzes para não incomodar, etc.

Estas e outras coisas passam a ser possíveis no HomeKit do iOS 9, que permitirá criar eventos complexos com base em inúmeras variáveis, como a data/hora, estado de outros dispositivos, a nossa localização, e também eventos genéricos como "acordar", "deitar", "entrar em casa" e "sair de casa".

As possibilidades passam assim a estar limitadas apenas pela nossa imaginação, sendo possível fazer coisas como "apagar as luzes ao sair de casa, mas só se não houver movimento dentro de casa" (caso se tenha que sair por momentos mas deixar alguém em casa); ou até fazer coisas como, acender as luzes do corredor quando detecta movimento e estiver escuro, mas se já passar da meia-noite acender as luzes apenas a 25% para não levarmos um "choque luminoso" durante a noite.

Embora a maior parte dos sistema de automação doméstica permitam fazer acções programadas, a grande maioria deles apenas permite realizar eventos simples e sem o encadeamento de diversos parâmetros e condições (coisa que normalmente está reservada para sistemas mais dispendiosos e avançados). Será por isso um grande trunfo do HomeKit possibilitar estas funcionalidades... e sem dúvida que contribuirá para que mais pessoas comecem a "brincar" com as suas casas.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails