sábado, 18 de abril de 2015

emonPi deixa-te monitorizar consumos e temperaturas usando um Raspberry Pi


Quer se interessem por domótica ou não, há uma coisa que todas as pessoas têm o desejo de saber: qual o consumo de electricidade que estão a ter; sendo o primeiro passo para determinarem onde poderão fazer poupanças. Com o emonPi, isso é apenas uma das muitas coisas que poderão fazer.

O emonPi é um projecto que nos chega dos criadores do Open Energy Monitor (que já acompanho há mais de meia década - e com os quais me identifico especialmente, precisamente por ter sido uma das primeiras coisas que fiz, já lá vão quase 10 anos!)

Hoje em dia não faltam soluções para monitorização dos consumos eléctricos, mas todas elas continuam a ser soluções fechadas e bastante limitadas para quem pretender fazer "algo mais". Talvez desejem contabilizar a produção de energia gerada por um painel solar; ou adicionar a monitorização de temperaturas em diversos locais; ou alterar alguma coisa ao vosso gosto... Tudo coisas que são possíveis com este emonPi, que recorrer a um Raspberry Pi e hardware e software aberto.

Um destes emonPi prontos a funcionar é coisa que vai para as £139 (cerca de 190 euros) - não sendo propriamente barato. Mas se aquilo que procuram é algo que possam ajustar à vossa medida e que possa crescer e evoluir em função dos vossas necessidades, é um investimento que compensará bem mais do que irem gastando 50 euros em produtos que, ao final de alguns meses, serão para encostar.

(Podem também optar por packs mais baratos: pelo kit desmontado ou sem caixa de alumínio, ou até apenas só o shield e sensor para aplicarem num Raspberry Pi que já têm.)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails