quarta-feira, 25 de março de 2015

Google está a testar gerador eólico voador


O Google há muito que investe e explora energias alternativas, e um dos seus projectos recai sobre a energia eólica... mas dispensando as habituais torres e hélices gigantes.

Quando se pensa em energia eólica imagina-se imediatamente as gigantescas torres e hélices que vemos instaladas em locais ventosos. Instalações dispendiosas e que obrigam a que se criem infraestruturas para isso. Este projecto "Makani" aposta na simplificação de tudo isso, com turbinas eólicas voadoras que podem ser instaladas em qualquer lado numa questão de minutos.

O sistema é bastante parecido com o de um "papagaio", em que temos uma aeronave presa por um cabo a uma base (que pode ser móvel), e que usa a força do vento para se manter no ar, realizando manobras que fazem girar as suas hélices e gerar energia.

Este é um dos projectos experimentais do Google X, e onde a palavra de ordem é tentar fazer com que "falhem" o mais depressa possível - como forma de aprenderem com o que acontecer de errado. Mas neste caso o projecto pregou-lhes uma partida, pois mesmo fazendo o teste num dos locais com vento mais irregular do mundo (Pigeon Point, na Califórnia), o mesmo portou-se sempre bem e nunca se despenhou.

Para o próximo mês o Google tem agendado um teste de uma versão bastante maior, com uma aeronave 25 metros de envergadura (cerca de 3x maior que as que foram testadas até ao momento)


Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails