sexta-feira, 20 de março de 2015

Efeito do eclipse solar na geração de energia


Hoje foi dia de eclipse, e enquanto uns se maravilharam com o espectáculo por motivos lúdicos, houve também quem se preocupasse com o efeito que teria na produção de energia solar e do impacto na rede eléctrica.


Um eclipse solar é um fenómeno que afecta uma vasta região e de forma relativamente rápida, e como seria de esperar, tem um forte impacto na geração de energia solar. Este não é o primeiro eclipse com que os produtores de energia têm que lidar, mas será também mais um cujo impacto será analisado com cuidado para precaver contra potenciais problemas no futuro.


A maior preocupação terá a ver não com o decréscimo da produção de energia, mas sim com o seu regresso, que será feito de forma muito mais rápida que durante um dia normal (em cerca de 1h passaremos do ponto de oclusão máxima para um Sol completamente descoberto e que coincidirá com uma hora próxima do pico de produção solar).

Não é como se a produção de energia solar seja uma "ciência exacta", pois a cada dia está também condicionada pelos factores climáticos que tantas vezes impedem um céu limpo e desobstruído. Mas não deixa de ser curioso que também seja necessário ter em conta, os pouco frequentes mas sempre fascinantes eclipses. :)

[imagem via OpenEnergyMonitor]

Sem comentários:

Publicar um comentário

Related Posts with Thumbnails