terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

Tesla está a criar uma nova bateria... para as nossas casas


Depois de apostar em força nos carros eléctricos, Elon Musk quer revolucionar também o mercado da distribuição de energia, com uma bateria da Tesla concebida... para as casas.

O mundo moderno em que vivemos depende ainda de uma rede de distribuição eléctrica cuja origem remonta aos primórdios da indústria, e muito há ainda por fazer no sentido de a adequar às novas tendências e necessidades: das fontes de energias renováveis à auto-geração e auto-consumo.

Elon Musk diz que a sua bateria para as casas já está praticamente pronta e poderá começar a ser produzida ainda este ano.

A ideia não é propriamente nova. Há muito que se considera a hipótese de usar os veículos eléctricos como fonte de energia, alimentando as casas em caso de necessidade - e ajudando a aliviar a carga na rede de distribuição eléctrica nos períodos de pico. Uma bateria "fixa" em nossas casas teria o mesmo efeito, podendo recarregar-se nos períodos de menor procura (com a electricidade a preços mais económicos) para depois ser usada nos períodos onde esse custo seria mais elevado.

Um exemplo imediato seria poder usar-se energia solar durante o dia para recarregar estas baterias, e depois usar-se essa energia à noite. Mesmo sem entrarmos em considerações sobre as vastas implicações a nível da distribuição e geração de energia, bastaria considerar o caso de que, com um tarifário bi-horário, poderíamos praticamente garantir o acesso à electricidade sempre ao custo mais reduzido independentemente da hora do dia (carregando a bateria no período económico, e usando a energia armazenada no período mais caro).


... Só fico a imaginar é que nova taxa irão inventar para garantir que, seja de que forma for, a conta da electricidade a pagar não baixe. ;P

1 comentário:

  1. facil quem não tiver a bateria paga mais...qundo todos tiverem a bateria pagamos o mesmo. As pessoas passam a vida a criar modelos económicos baseados em teorias da conspiração veladas quando não é preciso nada disso e basta perceber que as empresas sem concorrência e com concorrência trabalham para maximizar os lucro/cota de mercado, o resto é umas continhas de optimisação

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails