sábado, 7 de fevereiro de 2015

NEST "paga-se" em menos de 2 anos


Os termóstatos Nest vieram demonstrar como é possível pegar numa peça "básica" tradicional e dar-lhe inteligência acrescida; e agora tentam cativar aqueles que se mantêm afastados devido ao seu preço "elevado", mostrando que o mesmo pode pagar-se em menos de dois anos com as poupanças que permite fazer.

Não há nada que seja mais do agrado das pessoas do que poupar dinheiro; mas isso muitas vezes entra em conflito com a necessidade de um maior investimento inicial. Por vezes é complicado justificar a compra de uma lâmpada LED de 10 ou 20 euros, quando se pode comprar outra "tradicional" por uma fracção desse valor; mas o que deverá importar é em quanto tempo se recupera o investimento.

No caso do Nest, recorrem não a um, nem dois, mas sim três estudos, onde fica demonstrado que as poupanças de 10-12% nos custos de aquecimento e de 15% no arrefecimento permitem recuperar cerca de 140 dólares por ano, o que significa que o Nest recupera o seu preço de 249 dólares em menos de dois anos.

Com os custos crescentes da energia, será o tipo de contas que se torna obrigatório fazer, pois mais vale gastar 200 ou 300 euros de uma só vez e poupar milhares ao fim de alguns anos; do que tentar poupar esse valor e ir gastando centenas e mais centenas, que se vão "evaporando" ao longo dos anos. Enquanto não temos o Nest disponível oficialmente em Portugal, a solução passa por comprar a versão UK (Nest na Amazon UK por cerca de 235 euros.)

1 comentário:

  1. Viva Carlos,
    Sou o 1º a defender medidas e investimentos que poupem energia e custos.
    Dito isto, o título do artigo deveria ler-se "NEST "paga-se" em menos de 2 anos...nos EUA"
    Uma poupança anual de $140 a representar ~12.5% do valor gasto em aquecimento/arrefecimento, representa um gasto anual em AC superior ao que eu pago por *todo* o meu consumo eléctrico da casa!
    Já fizeste as contas para a tua realidade? Umas contas de merceeiro dá-me um ROI de 20 anos.
    Óbviamento que gostaria de ter um mas tenho dificuldade em justificar :)

    PS: para quando um artigo sobre o Autoconsumo?

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails