quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Muzzley quer unificar a "Internet of Things" e é feito em Portugal


Hoje em dia é mais fácil que nunca adicionar elementos "inteligentes" à nossa casa, e com a chamada Internet of Things isso é algo que acontecerá cada vez com maior frequência. O problema surge quando é altura de os controlar e interligar, e o Muzzley é um serviço que pretende ser a solução... e é feito em Portugal.

Já por vezes referi que o propósito da domótica e da automação não é permitir que tenhamos todos os nossos equipamentos à distância de um clique, mas sim o de fazer com que seja desnecessário fazer esse mesmo clique.

Quantas vezes não ouço "queixas" de pessoas que compraram lâmpadas ditas "inteligentes", e que depois se arrependem de, sempre que as querem controlar, terem que procurar o smartphone, desbloqueá-lo, lançar a app respectiva, e finalmente fazerem o que queriam fazer. Agora imaginem que têm lâmpadas de 4 ou 5 fabricantes diferentes, todas com as suas apps... e depressa começam a pensar que estavam melhor no tempo em que bastava carregar no interruptor na parede.

O Muzzley é uma plataforma que quer dar resposta a tudo isto.

Na sua essência podemos olhar para o Muzzley como um serviço (com apps para Android, iOS e Windows Phone) que nos permite agregar equipamentos de diferentes fabricantes de modo a que sejam controladas de um único ponto - evitando a tal necessidade de andar a saltar de app em app dependendo do que se quer controlar. Desde já temos compatibilidade com NEST, Philips Hue, WeMO, câmaras D-Link, balanças da Withings, sensores para plantas, trackers GPS, entre outros.


Mas... o Muzzley não se fica por aqui. Uma das suas grandes apostas é uma camada de inteligência artificial que vai aprendendo com o utilizador, e que pretende servir de resposta à tal questão de tornar desnecessária a nossa interacção. Não, não estamos perante um cenário apocalíptico onde o sistema decide apagar as luzes quando queremos ficar acordados até mais tarde - mas sim um sistema que é capaz de sugerir formas de simplificar e facilitar acções com base nas nossas rotinas. Um sistema que por si só poderá cativar muitos dos utilizadores que não tiverem "paciência" para se preocuparem em fazer esse tipo de coisas por sua própria iniciativa.

Neste momento o Muzzley conta já com várias dezenas de milhar de utilizadores, e vai continuando a angariar parceiros interessados em tornar os seus produtos compatíveis com esta plataforma. Para fabricantes e developers, o Muzzley oferece um vasto conjunto de soluções que permitem essa integração a vários níveis (desde sistemas embedded - há inúmeros exemplos e tutoriais interessantes, como o de controlar remotamente uma fita de LEDs RGB - ao simples acesso via API). Não me custa imaginar que no futuro se vá ouvir falar cada vez mais deste Muzzley... nascido e desenvolvido em Portugal.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails