segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Dyson cria aspirador que dispensa sacos e filtros


Temos tecnologia para levar o Homem à Lua; temos tecnologia para fazer com que pequenos rovers concebidos para durar 90 dias continuem a percorrer o solo marciano após uma década - então porque motivo continuamos a ter produtos do "dia a dia" que continuam a necessitar de consumíveis, como os filtros dos aspiradores? A Dyson parece ter a solução.

A maioria das pessoas poderá dar-se por satisfeita por já ter dito adeus aos tradicionais "sacos" dos aspiradores; no entanto aspiradores com sistemas "sem saco" continuam a recorrer a filtros. Agora, a Dyson parece ter criado o sistema perfeito que permite a criação de um aspirador que não necessita de sacos nem de qualquer tipo de filtros. E o truque é bastante simples...



No centro do sistema continuam a estar cones que criam um fluxo de ar "ciclónico" que direcciona o lixo para o compartimento de recolha. Este sistema foi melhorado ao longo dos anos, com a criação de múltiplas câmaras ciclónicas onde as forças centrífugas são aumentadas devido ao seu tamanho mais pequeno. Só que estes cones tradicionalmente começavam a entupir devido às partículas mais pequenas (e daí a necessidade dos filtros).

Só que agora a Dyson recorreu a uma técnica engenhosa que diz resolver o problema de uma vez por todas. Através da utilização de pontas que vibram continuamente a frequência elevada, a Dyson diz que não há pó que se consiga fixar nos pontos críticos e entupir estas câmaras, fazendo com que este aspirador possa funcionar durante anos e anos, sem qualquer necessidade de "consumíveis", e sem perder eficiência.

Sem comentários:

Publicar um comentário

Related Posts with Thumbnails