segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Máquina converte água e CO2 em gasolina e diesel sintéticos


Muito se tem procurado novas formas de energia, mais limpas e eficientes, para tornar os nossos carros menos poluentes e sem que fiquem dependentes de combustíveis fósseis que inevitavelmente irão terminar. Para uma empresa alemã a solução não passa por criar toda uma nova rede de distribuição de hidrogénio, mas sim criar combustíveis sintéticos compatíveis com os motores a gasolina e diesel, a partir de água e CO2.

A empresa alemã Sunfire diz ter a solução para criar estes combustíveis sintéticos, e já tem uma máquina funcional para demonstrar o processo. Uma máquina que diariamente absorve mais de 3 toneladas de CO2 da atmosfera e é capaz de criar um barril de combustível - não é muito, mas o seu propósito é apenas demonstrar que funciona.

Na verdade a proposta não é nova, e a grande questão neste tipo de sistemas é a sua eficiência. E nesse campo as coisas parecem não estar mal encaminhadas. Actualmente o sistema de criação de combustível sintético tem uma eficiência de 50% mas que poderá subir para os 70% com a reaproveitação do calor de algumas fases do processo. Para comparação, importa relembrar que um motor a gasolina tem uma eficiência de apenas 15-30%, e um diesel de 50%.

Embora sistemas a hidrogénio e motores eléctricos possam atingir eficiências muito superiores (de 90% ou mais), um sistema deste tipo poderia ser interessante durante uma fase de transição onde fosse necessário manter o mundo a funcionar com os motores actuais durante mais algumas décadas. Para além de que seria uma forma de potencialmente reestabelecer o equilíbrio na atmosfera, absorvendo todo - ou grande parte - do CO2 que é gerado pelos motores de combustão e que atinge níveis preocupantes.

Sem comentários:

Publicar um comentário

Related Posts with Thumbnails