quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Nova Iorque vai apagar as luzes à noite?


Ver as grandes cidades sobressair de forma brilhante na escuridão da noite é algo que já todos encaram como sendo "normal", mas nos EUA há quem queira reverter essa tendência e propõe apagar as luzes de Nova Iorque à noite.

Esta proposta de apagar os icónicos arranha-céus revestidos de janelas iluminadas surge devido a vários aspectos. O primeiro, e imediatamente perceptível, é o de poupança de energia. É um desperdício tremendo manter centenas de prédios iluminados totalmente ou parcialmente durante toda a noite - e este seria um importante passo para o objectivo da cidade de cortar as suas emissões em 80% ao longo dos próximos 35 anos.

O segundo tem a ver com a perturbação que a poluição luminosa causa na vida animal, afectando padrões migratórios de aves - e sendo esta medida apenas uma "extensão" de outras que já existem e que também apagam as luzes nos períodos mais críticos das migrações.

Ainda assim, esta proposta não pretende colocar Nova Iorque completamente às escuras. Estão contempladas excepções para ocasiões e épocas especiais, em que se possa querer uma cidade iluminada, assim como para prédios onde a iluminação faça parte da sua identidade histórica (e também aqueles que por motivos de segurança precisam ser iluminados.)

Por muito que eu seja fãs das "luzes"... sou também o primeiro a defender que realmente há muita luz desperdiçada nas nossas cidades, pelo que a mim não me chocaria nada ver cidades mais amigas das estrelas à noite.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails