sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Lâmpadas LED de alta luminosidade


Já sabem que sou um fã dos LEDs, e como tal vou tentando acompanhar o que vai aparecendo no mercado das lâmpadas LED. Por isso, agora aventurei-me a investir numas curiosas lâmpadas que recorrem a centenas de LEDs para produzirem luz... muita luz.



Embora não faltem lâmpadas LED no mercado, a grande maioria delas são lâmpadas de 4-8W, destinadas a substituir lâmpadas incandescentes de 40-60W. Quando se quer algo que possa tomar o lugar de uma lâmpada de 100, 120 ou 150W... as opções são mais reduzidas.

Foi por isso que decidi dar uma oportunidade a duas curiosas lâmpadas cravejadas de LEDs.

Uma de lâmpada LED 24W com 348 LEDs e luz "cool white", e uma lâmpada LED de 30W com 165 LEDs e luz "warm white". A primeira anuncia 1400-1740 lumens e 6000-6500K; a segunda 2400-2900 lumens em 3000K.




Isto coloca-as precisamente no segmento que pretendo, de substiuição de lâmpadas de 100-150W, consumindo cerca de 1/5 da energia de uma lâmpada incandescente e menos 1/3 do que uma CFL (com a vantagem de não ter tempo de aquecimento nem sofrer com ciclos de ligar/desligar).

Felizmente, desta vez a encomenda da China chegou-me em menos de 15 dias, sem atrasos da alfândega (também se tratam de produtos de baixo valor, de 12 e 16 euros respectivamente) pelo que em breve poderei dar-vos as minhas impressões sobre elas.

Num contacto inicial, deu para ficar bem impressionado com as lâmpadas - embora a tal estimativa dos lumens teóricos me pareça demasiado generosa. Quando muito, e para evitar desilusões é melhor contarem com o patamar mínimo dos lumens indicados. Ainda assim, uma única destas lâmpadas chegou para iluminar toda a cozinha (a de luz "fria"), e da warm white é mais que suficiente para iluminar uma sala.

Como curiosidade, a lâmpada cool white parece ter controlador electrónico, pois a luz é completamente estável; enquanto que na warm white os LEDs parecem ser alimentados em AC, notando-se um flickering quando se lhes aponta uma câmara (mas não sendo perceptível aos nosso olhos).


Agora a minha única dúvida prende-se com a sua longevidade... será que estas lâmpadas low-cost conseguirão realmente durar por vários anos sem começarem a "queimar" LEDs? Isso só o tempo o dirá... mas até lá vou aproveitando a luz que forem produzindo. :)

4 comentários:

  1. Uma dica: tenham em atenção ao tipo de led que é usado... porque dizer que tem 2k lumens não é garantia... vejam quantos lumens/flux tem cada led e façam as contas:

    http://en.wikipedia.org/wiki/SMD_LED_Module

    ou em Lumens:

    http://www.12vmonster.com/blogs/product-questions/7698543-so-what-the-the-difference-between-a-3528-led-5050-led-and-5630-led

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, mas mesmo isso nada te diz. Um fabricante pode dizer que usa LEDs 5050 e depois não serem os de "qualidade" mas sim LEDs de refugo que não passaram no controlo para fornecimento às marcas de maior confiança. E isto para não falar no controlo que for feito deles... :)

      Eliminar
  2. Ja tive uma dessas, o problema é o calor do driver que acabou por pôr LEDs a cintilar e outros fundirem-se.

    ResponderEliminar
  3. Substitui dois pares de lampadas economizadoras de 20w (Philips) já com alguns anos de uso por umas 20w e 1800 lumens (dizem eles), leds 5630, noto que tem umas duas a três vezes mais luz, não demoram a acender e também não notei que aqueçam.

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails