quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Elevadores sem cabos poderão movimentar-se na horizontal


Os elevadores são algo que muitas pessoas utilizam diariamente, sem sequer pensarem em toda a tecnologia que escondem por trás das suas cabines, mas a ThyssenKrupp propõe-nos um novo tipo de elevador, revolucionário, que para além de subir e descer também se poderá deslocar horizontalmente.

À medida que se vão construindo edifícios cada vez mais altos, o espaço que tem que ser reservado para os elevadores vai-se tornando cada vez mais dispendioso, e o equilíbrio entre o número de elevadores necessários para uma eficaz movimentação das pessoas e a área ocupada começa a ser cada vez mais difícil de manter. Para solucionar esse problema, a ThyssenKrupp propõe um novo sistema em que são abandonados os tradicionais cabos presos às cabines, permitindo que as mesmas passem a poder deslocar-se também horizontalmente - para além de facilitar a utilização de múltiplas cabines no mesmo percurso.

Com um destes sistemas, em que as cabines poderão manter-se em circulação quase constante, o tempo de espera por uma cabine será reduzido para uma dezena de segundos, no máximo - ao mesmo tempo que ganha uma área de 25% face a sistemas convencionais (algo que por si só deverá ser mais que suficiente para que os construtores de novos prédios olhem para este sistema com muito interesse.)

O único problema, imagino eu, é o potencial para que uma cabine avariada possa encravar "todo o sistema". Mas imagino que também isso deva estar contemplado, com a existência de espaços para manutenção onde uma cabine possa ser "arrumada" de modo a desimpedir o caminho o mais rapidamente possível.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails