domingo, 7 de dezembro de 2014

Como hackar módulos RF de lâmpadas com um Arduino


Quem se inicia no mundo da domótica rapidamente fica horrorizado com os preços pedidos pelos módulos para controlar coisas como as tomadas e lâmpadas. Não seria possível usar alguns dos módulos RF de baixo custo que encontramos na internet, para fazermos o mesmo mas poupando dinheiro? Com um pouco de trabalho... é possível.

A ideia de ter todos os aparelhos eléctricos e lâmpadas em nossa casa controláveis remotamente é bastante atractiva, não só pelos por todas as potencialidades "decorativas" que isso permite, como também pelas vantagens em termos de poupança energética (nunca mais terão que se preocupar com deixarem lâmpadas ligadas por esquecimento.) Mas quando se olha para os preços destes módulos de 30-60 euros cada... é de ficar assustado.

Afinal, basta uma pesquisa na internet para descobrirmos coisas como módulos de tomada com WiFi por 20 euros, ou quatro módulos de lâmpadas por 16 euros.

O problema, neste último caso, é que se tratam de módulos "pré-programados", que trabalham apenas com o seu próprio comando, e que à partida não poderão ser integrados num sistema de controlo que já tenham em casa... a não ser...

Este Instructables mostra como se podem "hackar" estes módulos de lâmpadas, espreitando as suas comunicações e até reprogramando as suas EEPROMs, de modo a que passem de simples "módulos burros" para módulos que poderemos facilmente integrar em sistemas mais complexos de controlo automático usando um simples Arduino.

Há vários comentários que referem que estes módulo de lâmpadas vktech são de qualidade bastante fraca (alguns com defeitos na rosca, outros que nem funcionam e têm que ser devolvidos), mas considerando que podem ficar com controlo remoto de lâmpadas por cerca de 4€ por lâmpada... é uma questão de decidirem se se justifica ou não (assumindo que têm confiança suficiente para irem mexer "lá dentro".)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails