segunda-feira, 17 de novembro de 2014

BeON - lâmpadas LED inteligentes anti-roubo

Quando se pensa em sistemas de segurança, a maioria das pessoas pensará em alarmes, sensores, sirenes... tudo menos lâmpadas - mas este BeON quer fazer-nos mudar de ideias.

Sistemas que acendem as lâmpadas aleatoriamente para simularem a presença em casa, mesmo quando lá não está ninguém, existem há décadas. Mas estas lâmpadas LED BeON, para além de serem lâmpadas eficientes, trazem também um conjunto de características que as torna adequadas para funções "anti-roubo".

Em vez de terem que perder tempo a programar a lâmpada, ela própria é capaz de aprender os vossos hábitos e, se assim o desejarem, continuar a simular a vossa presença mesmo quando passam uns dias fora de casa. Também é capaz de detectar barulho e acender-se, útil para "assustar" quem vá tocar à campainha para ver se está alguém; e também em caso de qualquer alarme sonoro (de fumo, por exemplo), onde será recomendável ver o que se está a passar. Também é possível controlar a sua intensidade usando apenas um interruptor convencional - para além de o podermos fazer via app (bluetooth), em que também temos acesso a configurações mais avançadas - e não falta sequer uma pequena bateria, para que possa dar luz mesmo em caso de falha de energia (ideal para iluminação de emergência).

Por último, não podia deixar de referir uma funcionalidade que para mim deveria ser obrigatória em todas as lâmpadas: tem acendimento e apagamento gradual (fade-in/fade-out).

A única coisa chata é que custam $229 (pack de três), o que dá cerca de 61 euros cada. Mesmo considerando que tem os portes incluídos para todo o mundo... continua a ser caro. Se a coisa viesse para os 40 euros por lâmpada, ainda me convenciam. Mas, isso não me impede de lhes desejar todo o sucesso - e que incentivem outros fabricantes a fazer produtos idênticos. Para mim, pessoalmente, dispensava facilmente toda a parte do bluetooth, agendamentos inteligentes e detecção sonora, e ficava-me pela bateria incorporada e capacidade de fazer fade-out (o único "bónus" que gostaria de ter, seria a possibilidade de definir os tempos de fade-in/out; e eventualmente diferentes níveis de luminosidade máxima em função da hora.)

Pode ser que um dia destes mandem uma lâmpada "hackable" cá para fora, e nos deixem tratar disso. :)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails