quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Roost - uma pilha com WiFI que dá inteligência aos sensores de fumo


O Kickstarter continua a ser terreno fértil para ideias geniais que nos fazem dizer "porque não pensei nisto antes?" e será esse o caso desta pilha de 9V inteligente com WiFi, destinada a dar uma nova vida aos detectores de fumo "sem inteligência".

Há quem adore a conveniência dos dispositivos a pilhas, que nos dão a liberdade dos os poderemos instalar onde for necessário sem ter que pensar em lá fazer chegar electricidade; mas para mim, a única coisa em que penso é que, mais cedo ou mais tarde, a pilha há-de acabar, e terei que a substituir. Este Roost que agora chega ao Kickstarter não promete energia infinita, mas é capaz de dar inteligência adicional a produtos que não a têm.


O Root tem a aparência de uma pilha de 9V, mas no seu interior tem um microcontrolador com WiFi que lhe permite ficar ligada ao mundo. O seu objectivo é ser utilizada nos sensores de fumo, onde esta capacidade lhe permitirá enviar alertas quando o alarme for activado; ver o estado do mesmo, remotamente; e também receber avisos atempados quando a carga da bateria estiver reduzida (antes do sensor de fumo começar a dar os seus apitos de bateria fraca.) A mesma poderá ser usada também em sensores de gás, água, etc.

Os seus criadores dizem que a bateria terá uma autonomia para cerca de 5 anos. e não me parece que o seu preço seja desproporcionado, começando nos $35 mas podendo ficar por cerca de $25 caso comprem os packs de 2 ou 4 unidades. A entrega está prometida para Maio de 2015, e esperemos que seja um dos casos em que tudo corre como planeado e não surjam atrasos nem imprevistos.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails