sábado, 4 de outubro de 2014

Torna a tua casa inteligente com um Raspberry Pi e Arduinos


Os anos passam, e lamentavelmente continua a não existir nenhum sistema verdadeiramente universal que qualquer pessoa possa usar para dar inteligência a "tudo" em sua casa - exceptuando aqueles que custam autênticas fortunas e são instalados de raiz numa casa nova. Nos restantes casos, temos que nos ir desenrascando com a mistura e interligação de módulos já existentes... ou aventurarmos-nos na criação dos nossos próprios, que é precisamente o caso que hoje vos trago.

Noutros tempos, a ideia de poder adicionar um qualquer sensor de luz, som, temperatura, água, etc. a nossa casa de modo a que se pudesse ver isso remotamente seria algo que poderíamos descartar desde logo, por obrigar a um conjunto de conhecimentos que não estaria ao alcance de todos. Mas hoje em dia, graças a sistemas como os Arduino e Raspberry Pi, não só fica ao alcance de todos os "curiosos", como também é algo que pode ser feito a custos bastante acessíveis.

É isso que faz este projecto do Instructables que recorre a módulos Arduino que permitirão espalhar todo o tipo de sensores que desejarem pela vossa casa (com preço inferior a $20 por módulo), e usando um Raspberry Pi com o OpenHAB como sistema central de controlo.



Controlo de motores, detecção de movimento, sensor de luz, temperatura e humidade, e até de consumos eléctricos, são algumas das coisas que facilmente poderão adicionar à vossa rede doméstica e usar para automatizar todo o tipo de funções e alertas. E claro, tudo isso passa a poder ser monitorizado e controlado remotamente, a partir de um smartphone ou tablet.



Sim, ainda é uma solução que obriga a que se ande a soldar e fios e perder algum (bastante?) tempo no Google para irmos avançando com as instalações e configurações.... Mas quando olharem para um sensor pelo qual vos pedem 50 ou 60 euros, e se lembrarem que poderiam obter o mesmo efeito, com algo que fica totalmente sob o vosso controlo para puderem modificar como vos apetece, e - igualmente importante - por uma fracção do preço... talvez não seja um mau investimento.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails