sábado, 6 de setembro de 2014

Istambul vai demolir 3 novos arranha-céus para preservar silhueta da cidade


Não é só por cá que enfrentamos situações de autêntico "terrorismo urbanístico"; também em Istambul há casos caricatos que nos fazem interrogar "mas porque motivo se deixam chegar as coisas a este ponto?"

O processo de crescimento de uma cidade histórica como Istambul não é um processo fácil. Por um lado há a necessidade de expandir e remodelar; por outro lado há que tentar preservar a sua imagem e tradição. Mas quem visitar Istambul poderá ficar surpreendido pela icónica silhueta da Mesquita Azul estar agora "ensombrada" por três novos arranha-céus. Arranha-céus que foram agora condenados a serem demolidos por um Tribunal Turco por serem considerados construção ilegal.

O caso já se arrasta desde 2011, altura em que os edifícios nem sequer estavam concluídos, mas as construções prosseguiram, com muitos dos seus apartamentos de luxo a terem já sido vendidos - a pessoas que não irão gostar de ouvir estas notícias. O advogado que tratou do caso também não gosta da decisão, e diz que vai processar os membros da câmara que aprovaram a construção dos edifícios, dividindo a despesa partidos que votaram a favor (que foram todos).

Também não deixará de ser suspeito que o construtor destes edifícios seja (ou tenha sido) amigo do então primeiro-ministro, e agora presidente, da Turquia - embora este alegue desconhecimento do caso e que "ficou muito chateado" e "deixou de falar com ele" depois dele ter ignorado o seu pedido para que reduzisse a altura dos edifícios.

O que sei é que me parece completamente ridículo que se tenha deixado estes arranha-céus chegarem ao ponto que chegaram para agora se deitar tudo abaixo... será que ninguém reparou neles quando se começaram a elevar cima da altura média da cidade?

1 comentário:

  1. Respondendo à última pergunta, acho que foi notório que repararam, mas como em qualquer tribunal do mundo as coisas demoram o seu tempo

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails