segunda-feira, 5 de maio de 2014

Combustível criado por energia solar


A questão das energias limpas e renováveis e dos combustíveis fósseis é algo que nos deve preocupar a todos; e agora um equipa de cientistas fez algo que já deverá ter passado pela cabeça de muitos: usou energia solar para criar combustível.

Uma das primeiras coisas que se aprende em física é que "nada se cria, nada se destrói, tudo se transforma"; e por isso mesmo sempre me pareceu um pouco estranho que para além de se estudarem novas formas de criar baterias super-eficientes e fontes de energia ecológicas; não se estudassem formas de recriar os combustíveis fósseis. É que embora os motores a combustível sejam pouco eficientes, os combustíveis que temos proporcionam uma energia por volume bastante superior à de qualquer bateria.

Claro que isso significa também que para os recriar é necessário uma grande dose de energia, mas se essa energia vier de uma fonte como o Sol... não temos nada a perder.

Agora, cientistas europeus do projecto SOLAR-JET demonstraram a criação de combustível para aviões, usando apenas a luz do sol, água e dióxido de carbono.

Embora certamente ainda existam muitos obstáculos pela frente, sempre estamos um passo mais próximo de se poderem transformar os combustíveis fósseis em fontes de energia renovável (embora, como disse anteriormente, isto não signifique que se devam abandonar os projectos que nos tragam formas mais eficientes de armazenar e utilizar energia.)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails