terça-feira, 1 de abril de 2014

Novas casas vão ser obrigadas a ter Piscina para recuperação de água


Como forma de prevenção para a falta de água que se prevê para as próximas décadas, vai passar a ser obrigatório que as novas construções tenham um sistema de recuperação das águas pluviais... e como consequência indirecta, que todas passem a ter uma piscina para servir de reservatório.



Segundo esta nova norma, que deverá entrar em vigor já em 2016, a piscina deixará de ser considerado um bem de "luxo" e passará a ser considerada como um elemento obrigatório para todas as novas casas, dando até direito a uma redução no IMI (ao contrário do que acontecia até ao momento).

No entanto, esta regra só se aplicará às construções onde seja tecnicamente possível instalar uma piscina, que terá obrigatoriamente que estar ligada ao sistema de aproveitamento de águas que redireccionará a água da chuva captada pelos telhados e pelo próprio terreno para a mesma. Nas novas construções onde não seja possível instalar uma piscina, os construtores poderão optar por cisternas subterrâneas para o mesmo efeito... embora nesse caso se perca o usufruto "lúdico" da mesma.

Portanto, se estiverem a pensar construir casa nos próximos tempos... se calhar valerá a pena esperar por 2016, e aproveitar esta nova regra.

5 comentários:

  1. É agora que vou construir uma piscina, ai desculpem, um reservatório. Pois até tenho espaço para um reservatório grande :)

    ResponderEliminar
  2. carlos, está a brincar, mas por acaso vou fazer isso. não na piscina, per si, mas no reservatório ao lado para sanitas, piscina e rega. ok, para a piscina quase não tem efeito mas pronto

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails