domingo, 30 de março de 2014

Chão electrónico sensível à pressão envia alarme em caso de quedas


Estamos habituados a somar cada vez mais capacidades às nossas casas, mas entre o controlo de luzes inteligentes e câmaras de vigilância e até termóstatos inteligentes pouco se lembrarão de adicionar inteligência... ao próprio chão. Mas é o que aqui nos é proposto, abrindo todo um conjunto de novas possibilidades.

Este SensFloor da Future-Shape é idêntico a um revestimento tradicional para o chão, mas integra um conjunto de sensores que transforma o chão numa superfície capaz de detectar o que se passa: sendo capaz de detectar o caminhar de inúmeras pessoas em simultâneo, mas principalmente... detectar quedas em que a pessoa fique imóvel e com necessidade de assistência.


Por isso mesmo este chão é destinado, por agora, a residências para idosos e outros locais onde este tipo de alerta faça mais sentido. O sistema torna-se mais atractivo e fiável do que sistemas que recorrem a câmaras e sensores de movimento, que poderão sempre ter pontos mortos (para além de que nem toda a gente se sentirá confortável tendo uma câmara constantemente apontada para o seu quarto) - mas por enquanto ainda tem um custo proibitivo para uma aplicação doméstica (200€ por m2). Eventualmente, os seus criadores esperam conseguir reduzir os custos para apenas 50€/m2, o que poderá fazer com que essa hipótese seja reconsiderada.

Por mim, já começo a imaginar tudo o que seria possível fazer-se com este sistema que seria capaz de monitorizar com precisão todo o tipo de movimentação que fazemos. Em vez de um simples sensor de movimento que não sabe se estamos a seguir numa direcção ou noutra, com um chão deste tipo seria possível saber-se exactamente onde estamos, de onde vimos e para onde vamos. E as suas aplicações até se estenderiam a mais áreas... como o divertimento. Já imaginaram o que seria poderem jogar aqueles jogos tipo Dance Dance Revolution que actualmente obrigam a ter um tapete especial no chão para detectar os movimentos feitos durante a "dança"... sem que isso fosse necessário? :)

[via Aberto até de Madrugada]

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails