domingo, 8 de dezembro de 2013

Um "Roomba" para Limpar Painéis Solares


Não é a primeira vez que falamos de sistemas robóticos para limpeza de painéis solares, mas por norma esses robots necessitam de calhas ou carris especiais que lhes permitem "varrer" os painéis. Mas há quem tenha optado por uma solução diferente... apostando em tecnologia idêntica às dos robots de limpeza domésticos, que são capazes de aspirar o chão e também lavar janelas.

É precisamente o que se passa com este pequeno robot da Sinfonia Technology, cujos único propósito é manter os painéis solares limpos e a funcionar na máxima eficiência. Para isso utiliza um sistema de escovas rotativas e de água com detergente, sendo capaz de limpar uma área de 100m2 a cada hora. Pode também ser usado em painéis com inclinações até 30º, e é capaz de ultrapassar distâncias de 5cm entre painéis e desníveis de 3cm (calhas de montagem, etc.)

A única coisa que faltava mesmo era que este robot funcionasse ele próprio a energia solar - mas infelizmente não é o caso. Têm que garantir que a sua bateria está carregada, sendo que quando se aproxima do nível mínimo ele tem a inteligência de se deslocar para a parte mais baixo do painel solar, para mais fácil acesso, e assim que trocarem a sua bateria por uma recarregada, ele continuará a fazer o seu trabalho sem se queixar.

... Imagino que a melhoria da eficiência que os painéis solares limpos proporcionam seja suficiente para compensar a energia gasta no carregamento deste robot. :)

2 comentários:

Related Posts with Thumbnails