sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Cria a tua Câmara de Vigilância IP com um Raspberry Pi


Já sabemos que existem inúmeras câmaras IP no mercado a preços incrivelmente baixos, mas se forem daquelas pessoas que não querem confiar a vossa segurança a uma câmara com um firmware que poderá ter vulnerabilidades, nada melhor do que criarem uma solução em que tudo fique sob o vosso controlo - neste caso recorrendo ao versátil e económico Raspberry Pi e o seu módulo de câmara.

Assim ficarão com uma câmara HD que poderão aceder a partir de qualquer browser (ou dispositivo mobile), com capacidade de detecção de movimento, gravação de imagens, e muitas mais coisas que possam querer fazer - uma das sugestões é facilmente poderem adicionar sensores de temperatura (ou outros) e apresentar esses dados juntamente com a imagem, por exemplo.


A brincadeira fica por cerca de 100€ e sem dúvida que se torna altamente atractiva para todos os que se sentirem à vontade a mexer num Raspberry Pi (embora esteja ao alcance de qualquer outra pessoa com um mínimo de conhecimentos técnicos, ou mera vontade de querer aprender, seguindo todos os passos que estão descritos neste tutorial).


Bem a propósito, o Raspberry Pi parece estar prestes a receber um módulo de câmara apropriado para utilização nocturna com iluminação IR (infra-vermelha), o Pi NoIR.

4 comentários:

  1. Tenho planeado uma webcam para o meu site, e todas as hipóteses acho que vou mesmo fazer a minha com um PI. Fiquei foi agradado com a ideia de colocar um sensor de temperatura. Estar a comprar um estação completa há uns anos atrás era muito caro, mas colocar um termómetro não deve ser, tens alguma ideia onde comprar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Experimenta a inmotion. Senão na Adafruit deve ter.

      Eliminar
    2. Devia era ter googlado!!!

      http://community.wolfram.com/groups/-/m/t/157486
      https://www.tindie.com/products/tmhrtly/airpi-kit/

      e há mais!!!

      Eliminar
    3. já vi na inmotion também é desta que vou montar um como deve de ser e ver se sei trabalhar mesmo com o ferro de soldar :)

      Eliminar

Related Posts with Thumbnails