sexta-feira, 18 de outubro de 2013

iWatch será dedicado à Automação Doméstica?


Deixem-me começar por alertar que esta notícia tem por base pouco mais que os "delírios" de um analista, que como qualquer outro se pode divertir a dizer o que quiser, sabendo que se estiver errado ninguém se lembrará passadas umas semanas, e se estiver certo poderá dizer "ah, eu sempre disse". Por outro lado, é um delírio que muitas vezes já me passou pela cabeça, e que mesmo que não se venha (ainda) a concretizar... vai ser apenas uma questão de tempo até que o seja. Diz então este analista que o futuro iWatch da Apple terá uma forte componente voltada para a automação doméstica/domótica.

Se assumirmos por instantes que tal possa ser verdade, faria todo o sentido. Ainda ontem, quando falamos da nova app da Vodafone que permite comandar a box usando comandos de voz, alguém referiu que era pouco prático ter que pegar no smartphone, arrancar a app, e falar, para fazer algo tão simples como mudar um canal. Mas... e se isso estivesse à distância de um levantar do pulso e um comando de voz? De um momento para o outro, um iWatch não seria apenas um ecrã para mostrar notificações, mas seria um "telecomando" para toda a nossa casa, que serviria simultaneamente para localizar onde estamos (ao passarmos de uma divisão para a outra poderia automaticamente desligar/ligar as coisas apropriadas, etc.)

Isto é algo necessário, e que tem vindo a ser pedido há anos - sendo que por agora vai sendo algo que tem que ser implementado por integradores usando diferentes sistemas, ou comprando um sistema completo de um único fabricante (por preços incomportáveis para a maioria das pessoas.) O Google ainda nos enganou há uns anos, quando anunciou com pompa e circunstância o Android@Home... que no entanto deixou cair no esquecimento como se tal nunca tivesse acontecido (e sem dar sequer qualquer justificação ou explicação).

Há mais de uma década que se vai dizendo que "é desta" que a domótica vai explodir e chegar a casa de todas as pessoas, e ano após ano vamos repetindo a mesma conversa... com poucos resultados práticos reais. Com aquilo que se pode "enfiar" dentro de um smartphone a parecer aproximar-se do nível em que já pouco mais se poderá fazer, parece-me a altura ideal para que os fabricantes dêem o salto "cá para fora", com sistemas que nos permitam controlar as nossas casas e tudo o mais que for necessário.

... Espero apenas é que tal aconteça com sistemas standard e abertos, que garantam e facilitem a interoperabilidade entre todo o tipo de equipamentos de diferentes fabricantes, para que não se caía no risco de se poder vir a ter iLâmpadas que só podem ser controladas por iPhones e iWatches; e "gLâmpadas" que só podem ser controladas via Android.

[republicado do Aberto até de Madrugada]

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails