domingo, 8 de setembro de 2013

Apple quer iPhone como Telecomando Universal para nossas casas?


É uma patente que já tem cinco anos (pedida aquando do lançamento da primeira app iTunes Remote para iOS), mas que só agora foi publicada pelo USPTO, e que nos mostra uma app capaz de transformar um iPhone num telecomando bem mais inteligente do que os que existem actualmente. É um tema que pode voltar a fazer sentido se considerarmos que a rumorizada Apple TV poderá estar para breve; e que a Apple também tem feito uma tímida aproximação aos equipamentos para as casas inteligentes, como é o caso das lâmpadas Philips Hue, que vende na sua loja online.

Segundo esta patente, seria possível criar e guardar diferentes cenários: por exemplo, um cenário para ver filmes, em que as cortinas fechassem e a televisão se ligue, e as luzes fiquem a 10% de intensidade; outro cenário para "jantar romântico", com outras definições; etc. Até aqui nada de novo, pois é algo que qualquer sistema de controlo de casas inteligentes permite fazer. Mas nesta patente refere-se que o sistema poderia aprender com os hábitos dos utilizadores, passando a sugerir o cenário a utilizar: por exemplo, se usassem habitualmente o cenário "cinema" às sextas à noite, a app poderia sugerir-vos a sua utilização antes que tivessem que o seleccionar manualmente. De certo modo funcionaria de forma idêntica às sugestões que o Google Now faz, acerca das nossas rotas para o trabalho e para casa, notícias e outras coisas que ele pensa poder ser do nosso interesse.

Bem que seria interessante ver alguns destes "gigantes" (Apple, Google, etc.) a entrar em força neste mercado: popularizando e acelerando a adopção dos "smart devices" que possam ser controlados digitalmente... mas considerando que o Google@Home permanece esquecido após a sua apresentação com pompa e circunstância; e que a Apple também pouco ou nada fez nestes últimos anos relativamente a isto... acho que é melhor não criar grandes expectativas.

[republicado do Aberto até de Madrugada]

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails