quarta-feira, 21 de agosto de 2013

A Electricidade dos 180 aos 280V da EDP


Foi no passado sábado (dia 17 de Agosto) que tive a infelicidade de acordar para descobrir as várias UPS que tenho, a apitar - o que raramente é bom sinal. Aparentemente tudo estava normal, as lâmpadas continuavam a acender, o frigorífico a trabalhar, mas os computadores... esses já se tinham ido abaixo, e as UPS estavam "malucas" a comutar continuamente (e são UPS online, capazes de regular a tensão de entrada para evitarem estarem continuamente a saltitar entre a bateria/AC à menor variação).

Suspeitei que fosse algum problema na tomada, e por isso mudei a minha "tomada oficial" do material informático (que tem filtros e outras coisas que tais, por causa de não interferir com as comunicações powerline/X10) para outra tomada. Mas o problema persistia, a cada poucos segundos, lá começam  a disparar e a apitar.

Altura de espreitar o que realmente se estava a passar, e dar uso aos medidores de consumos de tomada, que podem mostrar a voltagem da linha... e o que descobri foi assustador: em vez dos 230V esperados, a linha estava a alternar entre valores dos 180 aos 280V!

Mais concretamente, dos valores que consegui apanhar em fotos, foi dos 177V aos 283V.

Fiquei em pânico e comecei a desligar tudo o que pude das tomadas, e liguei para a EDP - que tratou do caso com celeridade, enviando uma equipa técnica ao local para averiguar o que se passava, medindo a tensão no meu apartamento (e comprovando que realmente algo de errado se passava) e depois passando para a entrada do prédio.

Passado algum tempo, vieram a descobrir que tinham sido roubados uns cabos de cobre do posto de transformação, e dai o comportamento estranho das voltagens.

Esta brincadeira deverá ter "derretido" bastante material a muitas dezenas de famílias, que agora vão ter que andar a chatear-se e a perder tempo para resolver o assunto, e esperar que a EDP venha a cobrir todos os prejuízos. No meu caso, a lista foi extensa mas dou-me por feliz por não ter sido bem pior, considerando todo o tipo de tralha electrónica que tenho ligada. Assim por alto, várias fontes de alimentação, uma UPS (das 3 três que tenho, as outras 2 aguentaram-se), um PC (falta saber se foi só a fonte ou "foi tudo"), um router WiFi e uma câmara IP.

Vamos lá ver como decorre o processo... e na lista de compras já coloquei comprar mais uma tomadas com protecção contra sobrecargas, pois - coincidência ou não - todas as coisas que estouraram estavam ligadas a tomadas normais, enquanto que as que tinha ligadas a extensões com protecção, nada se avariou.

Ainda assim, fico intrigado por saber porque motivo os disjuntores no quadro não dispararam... não deveria haver um sistema de protecção contra tensões excessivamente elevadas, como aconteceu neste caso?

Vamos esperar que a EDP seja tão rápida a tratar das indemnizações e pagamentos como foi a enviar a equipa para verificar e corrigir o problema.

Actualização: não só não foi rápida como agora diz que não é nada com eles!

6 comentários:

  1. Nope. Os disjuntores não foram feitos para "disparar" em caos de variação de tensão tal como a apresentas. Contudo em associação com outros equipamentos tal poderá ser obtido - no presente caso estou a considerar relés de mínima/máxima tensão. Como ando afastado desse mundo há algum tempo e a memória "diz-me" qualquer coisa que talvez existam em catálogo de algum fabricante algo que junte esse relés com um interruptor num só aparelho mas sinceramente teria que consultar catálogos e neste momento estou completamente perdido na gestão do tempo disponível.

    Agora o que é estranho é o "roubo" dos cabos serem a causa dessa variação mas talvez algum circuito tenha sido desactivado sendo alimentado por outro em "anel" mas se não me admira valores mais baixos os valores demasiado altos é que é causa de assombro.

    @braço.

    ResponderEliminar
  2. Aquilo que o Carlos colocou em prática e felizmente em produção é o mais correto, o investimento em UPS de tecnologia online poupou muitos prejuízos, o mais estranho é o interruptor geral de corte, os disjuntores não terem atuado, a sua função é de proteção contra sobretensões. Seria conveniente uma verificação e fazer testes aos componentes do quadro elétrico, porque é também possível estarmos perante um mau dimensionamento da instalação. Esta situação, independente daquilo que a causou a montante, com valores atingir os 280V..... é possível que no PT tenha ocorrido um deslocamento do neutro na sequência da sobretensão de origem interna, neste caso de forma voluntária. Qual a tensão nominal dos disjuntores? Aliás se há crianças em casa, seria conveniente um teste a estes componentes!

    @umprimentos

    ResponderEliminar
  3. Nenhum interreptor geral faz um corte quando existe uma sobretensão ou sobrecorrente. O que existem são protectores de sobretensões e protectores de sobrecorrente, inclusive existe protectores de sobrecorrente/sobretensão para material de electrónica sensível, mas custa uma nota preta, por fase. Mas é sempre possível meter à posteriori numa casa, no quadro eléctrico. A marca Hager ou Scheneider Electric tem uma vasta gama de escolha.

    ResponderEliminar
  4. Os disjuntores protegem a instalação contra sobrecargas e sobreintensidades que possam ser causas pelos equipamentos, nada mais!
    Quanto a variação da tensão, é o fornecedor do serviço que tem que garantir os 230V 50Hz, com uma tolerância que esta definida na lei, agora duvido que a causa da variação seja a historia dos cabos roubados, mas isso é o que menos importa.
    Espero que o fornecedor de energia elétrica restitua os prejuízos.

    ResponderEliminar
  5. Boa tarde, desde há um tempo que tenho um problema semelhante, mas no meu caso é estranho detetei este problema no inverno a minha ups também dispara mas só a ventoinha e não nenhum sinal sonoro mas que raramente disparava agora todos os dias pimbas ... digo que o meu problema e diferente porque quando no inverno ela disparava eu quando ligava o aquecedor ela voltava há normalidade ...mas quando li isto e tendo também um medidor fui medir e dá-me uma voltagem de 238 voltes será disso ? obrigado ?

    ResponderEliminar
  6. Tive um problema parecido que me queimou um sistema de som, se não tivesse o seguro da casa com riscos eléctricos ainda estava a arder em 900 euros....

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails