terça-feira, 16 de julho de 2013

Microsoft cria Lab of Things para o HomeOS


Não sei que receio é que um dos gigantes como a Microsoft, Apple ou Google terá para não ter lançado ainda um sistema universal que sirva como ponto de partida para uma nova geração de casas inteligente (nem vamos falar do Android@Home do Google, que depois de ter sido anunciado, desapareceu completamente do mapa). A Microsoft já deu alguns passos atrás quando estava bem encaminhada (o seu sistema de monitorização dos consumos eléctricos), mas agora parece novamente empenhada em dar passos para a frente com o seu HomeOS que agora passa a contar com um laboratório de experimentação Lab of Things.

O objectivo do HomeOS é fazer com que todos os dispositivos em casa estejam ligados e acessíveis como se fossem periféricos de um computador, dos interruptores à iluminação, das câmaras de vigilância às consolas e televisores.

Com este Lab of Things, o objectivo é dar ferramentas para que os investigadores possam facilmente distribuir e monitorizar testes que desejem realizar. Por exemplo, uma modificação que altere a forma como o sistema de aquecimento ou ar condicionado reaja às pessoas que estão em casa, poderá ser distribuído para um conjunto de utilizadores, com os resultados da poupança (ou gasto acrescido) a poderem ser analisados remotamente para ver se a modificação deu o resultado pretendido.

Por enquanto este sistema está vocacionado principalmente para as instituições de ensino e investigação - mas faz-nos pensar num futuro onde milhões de utilizadores pelo mundo estejam dispostos a participar em programas de teste deste tipo, e poderem contribuir para o desenvolvimento de melhores soluções que permitirão tornar as casas (e equipamentos) mais eficientes.

Sem comentários:

Publicar um comentário

Related Posts with Thumbnails