quinta-feira, 18 de julho de 2013

Casas Frescas sem Ar Condicionado


Para muitos o Verão é um período de férias e alegria... para outros, é também sinal de momentos abrasadores passados a tentar sobreviver dentro de uma casa com janelas abertas e ventoinhas à potência máxima - ou com sistemas de ar condicionado a contribuir para uma mais elevada factura de electricidade no final do mês.

As coisas poderiam ser bem diferentes, pois com um pouco de atenção, a arquitectura poderá dar uma preciosa contribuição para que uma casa seja "implicitamente fresca" sem necessidade de gastar mais energia. Infelizmente, nem todos temos possibilidade de viver numa casa esculpida a partir de um bloco de granito, ou no subsolo, ou que tenha uma camada de vegetação isolante no telhado e/ou paredes. Mas mesmo sem recorrer a essas técnicas mais esotéricas, coisas simples como alpendres e elementos que propiciem uma correcta circulação do ar têm efeitos práticos que deveriam ser promovidos em todo o tipo de construções como forma de evitar a dependência de sistemas de climatização.


Infelizmente, eu sou um dos casos em que posso sentir na pele o mau serviço de uma casa mal concebida para lidar quer com o calor do Verão quer com o frio do Inverno - com uma casa que é abrasadora no Verão e gelada no Inverno. Mas, com obras planeadas para breve para resolver outros problemas, talvez haja oportunidade de fazer qualquer coisa quanto a isso para tentar remediar aquilo que deveria ter sido bem feito de raiz (mas que quase inevitavelmente deverá também passar pela instalação de um sistema de ar condicionado para auxiliar nos momentos mais "complicados").

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails