quarta-feira, 26 de junho de 2013

Intel mostra Sistema de Automação Doméstica "Faça-Você-Mesmo"


O grande problema dos sistemas de domótica actuais é que, ou se opta por um sistema integrado (e caro) de uma só marca - ou os serviços de um integrador que trate de tudo - ou então estamos sujeitos a ter que lidar com todas as questões das ligações de dezenas de módulos e sistemas diferentes, de forma a que tudo funcione como se pretende.

Com a chegada iminente de cada vez mais aparelhos "conectados" - a tal "internet of things", em que lâmpadas, electrodomésticos, interruptores, e tudo o mais, estarão ligados à internet - esse tipo de integração passará a ser mais fácil, e a Intel mostra-nos como tal futuro poderá ser. A ideia é criar uma plataforma uniformizada que poderá ser utilizada por todo o tipo de equipamentos, independentemente do canal de comunicação (WiFi, BT, ZigBee, etc.) e que permita a qualquer pessoa facilmente juntar e programar todos os dispositivos.

Por enquanto não passa de um projecto experimental... mas esperemos que seja sinal de que o futuro seja bem mais amigável para todos os que pretendem montar uma casa inteligente à sua própria medida e não se queiram preocupar com questões de programação para que tudo funcione como gostariam.

3 comentários:

  1. Tenho acompanhado o blog por algum tempo e tenho uma questão que queria colocar.
    Dos vários sistemas que usa - pelo que percebi optou por X10 - sempre me pareceu que todas as "peças" ainda são bastante caras.
    Pessoalmente tenho usado os da COCO Technology que, apesar de básicos, são relativamente acessíveis. Para já apenas tenho 1 comando AYCT-102, um interruptor AWST-8800 e dois receptores com dimmer AWMR-210 mas estou bastante satisfeito.
    Conhece o produto?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Jónatas,

      Não conhecia, e realmente têm preços bastante interessantes.

      A minha preferência pelo X10 (ou outros standards "abertos) prende-se com o facto de assim não ficar limitado a um único fabricante. Ou seja, sabendo-se que isto são coisas que queremos manter a longo prazo, não quero arriscar a meter material de uma empresa que daqui por 5 anos poderá não existir, deixando-me sem qualquer possibilidade upgrades, trocas, ampliações, etc.

      No caso do X10, ZigBee, etc, se não houver de uma marca, haverá produtos equivalentes de outra.

      No entanto, não é por isso que esses COCO deixam de ser uma opção bastante interessante.

      Eliminar
    2. Viva,

      Por curiosidade onde costuma comprar os seus X10 ou semelhante? Só para comparar preços...

      Eu como trabalho numa empresa informática compro lá mas só tenho acesso aos COCO por enquanto...Tenho ideia que os meus interruptores com dimmer ficaram nas ordem dos 30€

      Eliminar

Related Posts with Thumbnails