domingo, 16 de junho de 2013

Betão da Roma Antiga Mais Resistente e Ecológico que o Actual


É curioso ver como, com toda a tecnologia que temos ao nosso dispor hoje em dia, ainda há coisas da antiguidade que nos intrigam e surpreendem. Por exemplo, o betão feito pelos Romanos e que depois de mais de dois mil anos continua a resistir, mesmo em situações complicadas como os portos marítimos. Um feito notável considerando que o betão actual dificilmente resiste mais de 50 anos em condições idênticas.

Mas agora, investigadores acreditam ter descoberto o segredo do betão da Roma antiga abrindo caminho para que possa voltar a ser usado na construção. Este betão não só é mais resistente como também é mais ecológico que o actual (cuja produção é responsável por 7% de todas as emissões de CO2).

A receita romana inclui uma mistura de cal e cinza vulcânica que lhe dá uma consistência e resistência superior às das receitas actuais - e as provas parecem estar à vista, com todas as estruturas que ainda hoje resistem à força das águas, e provavelmente o continuarão a fazer por mais alguns milhares de anos. Faz-nos pensar quantos mais segredos da antiguidade estarão perdidos, e com os quais poderíamos (re)aprender algumas coisas...

3 comentários:

  1. Isso é mais uma comprovação que antigamente preocupava-se em durabilidade e hoje só se pensa em desgaste rápido para poder vender mais.

    ResponderEliminar
  2. temos que seguir este tecnologia que os Romanos fazia antigamente, para que as nossa obra demora mais tempo como deles dura.

    ResponderEliminar
  3. Nem sempre a novas tecnologias são sinônimos de qualidade. A exemplo disso podemos observar que hoje se constroem edificações em poucos meses mas o tempo de sua durabilidade é menor que qualquer construção realizada na antiguidade que muitas vezes levavam décadas para se concretizar.

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails