segunda-feira, 27 de maio de 2013

Válvulas Termostáticas da Micropelt


A Micropelt é uma empresa especializada em módulos que geram energia a partir da diferença de temperatura (usando os elementos termoeléctricos Peltier), e egora conta com uma válvula termostática eléctrica para radiadores, com comunicação wireless EnOcean.

Desta forma, evita-se a recorrente "chatice" de ter que arranjar forma de levar a electricidade até perto dos radiadores - ou da utilização de módulos que funcionam com pilhas/baterias que eventualmente ficam descarregadas - e ganha-se em versatilidade, com um sistema que possui comunicação bidireccional e que assim pode ser facilmente integrado em sistemas inteligentes que ajustam a temperatura das divisões em função da presença de pessoas, hora do dia ou dia da semana, etc.

Embora a energia convertida seja reduzida, é suficiente para que a válvula faça múltiplos ajustes por dia, para além de manter a comunicação wireless, e conta também com uma bateria que lhe permite ficar em standby durante meses em modo ultra-low-power (para que não tenham que se preocupar com os meses em que tiverem o aquecimento desligado).

Automatizar o sistema de aquecimento pode assim ser algo tão simples como substituir as válvulas termostáticas "burras" por umas destas... Restando apenas saber o último ponto crítico e essencial: qual será o preço destas válvulas?

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails