quinta-feira, 23 de maio de 2013

Impressora de Paineis Solares produz 10 metros por minuto


Embora as notícias sobre avanços nos painéis solares sejam muitas e frequentes, a verdade é que continuamos à espera de uma "revolução" que nos permita usá-los em larga escala a preços verdadeiramente imbatíveis. A ideia de produzir painéis solares como se fossem papel impresso não é nova, e na Austrália existe agora uma impressora capaz de imprimir 10 metros de painéis solares por minuto.

O tamanho das células individuais é o equivalente a uma folha A3, sendo o sinal evidente da evolução que tem havido nos últimos anos. No início, este sistema conseguia apenas produzir células com poucos centímetros de largura e altura. Estes células orgânicas têm a vantagem de permitir uma produção de biaxo custo e absorver grande quantidade de luz, mas em contrapartida são menos eficientes e tem menor longevidade que outras tecnologias de células solares.

No laboratórios, estas células conseguem produzir 80W, que depois se traduzem em 10-50W em instalações "no terreno". O seu fabricante diz que esta tecnologia não deverá ser vista como concorrente dos outros painéis solares, mas sim como um complemento dos mesmos, pois permitirá aproveitar luz de espectros que são desaproveitados por outros tipos de células.

... Esperemos é que com esta tecnologia de impressão, se possam vir a ter painéis solares ao custo de "papel de jornal"!




Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails