segunda-feira, 1 de abril de 2013

Tinta Térmica Aquece a Casa sem Gastar Enegia


Já todos conhecemos as tintas térmicas que actuam como isolamento e ajudam a evitar desperdício de energia no arrefecimento ou aquecimento; no entanto, graças a um recente estudo, em breve será possível usar um novo tipo de tinta térmica que fará realmente aquilo que o seu nome indica: permitirá aquecer uma casa sem que seja necessário gastar gás ou electricidade.

Este tinta revolucionária recorre à nano-tecnologia para absorver todo o tipo de vibrações e converte-las em calor. Estas vibrações vão desde o ruído ambiente (com a vantagem adicional de servirem com isolamento acústico e abafando quase por completo o som exterior, mesmo o que é transmitido por vibrações nas paredes) até às ínfimas vibrações da crosta terrestre e que nos são imperceptíveis. O resultado final é que numa divisão com as paredes pintadas com esta tinta, é possível manter-se uma temperatura de 24ºC quando está uma temperatura exterior de 10ºC, apenas à custa das vibrações naturais.

Os investigadores dizem que esta tinta poderá ser produzida em larga escala e a preços idênticos aos das tintas actuais; mas antes disso, ainda será necessário arranjar uma forma de conseguir "desactivar" este comportamento, de modo a que a tinta não continue a produzir calor no Verão, ou sempre que já se estiver atingido uma temperatura pré-programada.

1 comentário:

  1. Pronto, a label do post é "1 de Abril".. nem vou terminar de ler :) Já devia saber que neste dia nem vale a pena pegar nas feeds :)

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails