quarta-feira, 10 de abril de 2013

Custo da Electricidade em Portugal Duplicou na última Década


Há coisas que nos tiram do sério... e isso torna-se ainda mais evidente quando é algo que nos afecta directamente a carteira. O custo da electricidade em Portugal tem sido, sem grandes surpresas, sempre a subir (e de forma cada vez mais acentuada nos últimos anos). Nem a crise parece servir de travão aos preços, que noutros países europeus - imagine-se - até têm descido.

O site Poupar Melhor disponibilizou um gráfico engraçado que nos mostra a evolução dos preços ao longo da última década, e onde os preços praticados em Portugal seguiam se reflectiam directamente no EUROSTAT, mas que a partir de 2008... a realidade de uns parece não bater certo com a realidade de outros. Mesmo considerando-se uma alteração da fórmula de cálculo, há algo que parece não bater certo quanto à evolução do custo da electricidade em Portugal.

Mais assustador é ver que, enquanto alguns jornais até conseguem cometer a proeza de dizer que o custo da electricidade baixou em Portugal, a realidade que realmente interessa (e que todos sentem na carteira ao final do mês) é a de que nos últimos década, o preço da electricidade praticamente duplicou!

... E seria interessante descobrir-se porque motivo os dados do EUROSTAT parecem dar uma ideia completamente diferente, de que o custo actual será inferior até ao que tinhamos em 2001...

3 comentários:

  1. Num mercado "livre como este agora" e tendo em conta que naquela semana que choveu a bem chover... A EDP "livre" podia por exemplo descontar esses 2 dias ou cotar abaixo a taxa para esses dois dias. visto terem apregoado, com pompa e circunstancia que as barragens geraram quase a 100% a produção nacional... mas isto sou só eu a falar para os meus botões ;)

    ResponderEliminar
  2. Achas q sim... a ganancia destes grupos é demais para deixarem de aproveitar estes dias de lucro facil...

    ResponderEliminar
  3. Parece-me que o eurostat passou depois de uma certa altura a contabilizar *sem* impostos o que é uma grande treta.

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails