segunda-feira, 8 de abril de 2013

Investigadores criam Hidrogénio a partir de Plantas


A busca pelas energias renováveis e sustentáveis não pára, e investigadores nos EUA descobriram uma forma revolucionária de produzir hidrogénio que poderá acelerar a sua utilização em larga escala. Embora o hidrogénio seja uma fonte de energia apetecível, o processo de o obter é ainda bastante dispendioso energeticamente. Estes investigadores descobriram um método que permite extrair hidrogénio a partir de plantas, através da xylose (um açucar existente nas mesmas).

Este processo gera hidrogénio que pode ser usado directamente em fuel-cells, e o mais incrível é que consegue ter uma eficiência superior a 100% - isto é, a energia do hidrogénio resultante é superior à energia química armazenada na xylose e os enzimas usados para extrair esse hidrogénio, na reacção que ocorre a baixas temperaturas. Ou seja, torna-se também num método altamente eficiente para dar aproveitamento a temperaturas em excesso produzidas por outros processos.

Infelizmente, por agora não passam de testes laboratoriais, que estão a anos de distância de possíveis aplicações práticas... Mas é bom saber que estamos no bom caminho.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails