domingo, 3 de março de 2013

A Validade dos Alimentos


Até se torna assustador pensar como é que há ainda pessoas que têm que se desenrascar sem acesso a modernices como o frigorífico e o congelador. Sem estes preciosos auxiliares, as nossas ementas gastronómicas seriam bem diferentes - ou pelo menos obrigariam à utilização de ingredientes sempre frescos (e que nem sempre seria possíveis de arranjar simultaneamente).

 A tabela que se segue mostra a validade de diversos alimentos, conforme sejam guardados numa despensa à temperatura ambiente, num frigorífico, ou congelados.

Foi da maneira que fiquei a saber que não se devem congelar batatas, e que o sempre surpreendente mel (que tem validade infinita) se pode conservar à temperatura ambiente ou ser congelado, mas que não é recomendável colocar no frigorífico (se alguém souber porquê, que me diga que fico agradecido).

Cliquem na imagem abaixo para ampliar.



1 comentário:

  1. O mel pode ir ao frigorífico, sem qualquer problema, o que se passa é que as baixas temperaturas vão fazer com que cristalize, o que vai fazer com que seja difícil de usar (em minha casa no inverno ele cristaliza parcialmente, o que até é bom, fica mais fácil barrar nas torradas). Para voltar ao estado normal, basta aquecer em banho-maria.
    Se for para o congelador, como a temperatura baixa mais depressa, não tem tempo de cristalizar tanto.

    Em nenhum dos casos o mel se estraga, por isso usem à vontade.

    Atenção apenas para o facto de o mel oxidar ligeiramente com o passar do tempo, o que o pode levar a escurecer um pouco. Isto acontece mais depressa se for guardado em locais mais quentes e em frascos já abertos, daí ser preferível frascos mais pequenos, se não o usam com muita regularidade.

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails