quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Ecovacs Winbot 7 - Robot Lava Janelas


Quando se trata de ter descanso a aspirar a casa não temos falta de propostas de robots aspiradores (como os populares iRobot Roomba). Mas... e quando se trata de limpar os vidros das janelas, será que podemos contar com a ajuda de idênticos assistentes robóticos? Podemos sim.

Este Winbot 7 da Ecovacs é um desses robots capaz de limpar janelas - e que fiquei a conhecer numa altura bem apropriada, pois estou a testar precisamente um outro robot limpa janelas, o Windoro (cujos resultados partilharei convosco em breve).

Mas, voltando ao robot de hoje, o Winbot pode ser encarado como um Roomba que funciona em superfícies verticais graças a um sistema de sucção, o que lhe permite dispensar o sistema de "suporte magnético" que normalmente se coloca do outro lado do vidro. Uma solução mais simples, mas que também se pode revelar mais problemática... Para evitar surpresas desagradáveis caso falte a electricidade no pior momento, o Winbot tem uma bateria de backup para manter a sucção e descer a janela em caso de falta de energia; e mesmo se essa falhar, o cabo de alimentação serve-lhe como "cabo de segurança" graças a uma ventosa que se fixa do lado de dentro da janela. (Por via das dúvidas, não sei se não continuará a ser preferível o sistema magnético de duas partes! :)

Este Winbot 7 vai estar disponível em duas versões, uma delas capaz de detectar a borda das janelas sem caixilhos, e vão ter preços na ordem dos $399. Não é barato, mas para quem tiver janelas com a parte exterior de difícil acesso e gostar de as manter limpas... poderá ser um investimento a ter em conta.

2 comentários:

  1. Bom dia!
    Gostaria se pode informar onde será possível adquirir esse robot em Portugal.
    Obrigado!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Penso que a CleverHouse tem robots lava-janelas. (Pelo menos, disponibilizaram-me um para fazer um review... que tem estado bastante atrasado mas será publicado em breve!)

      Eliminar

Related Posts with Thumbnails