terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Tinta Inteligente Monitoriza Integridade Estrutural


Os avanços na tecnologia não se fazem só nas áreas que são imediatamente visíveis por todos nós, mas também em áreas importante e que permanecem invisíveis à maior parte das pessoas.

A verificação da integridade de estruturas como pontes, túneis, minas, etc. é uma tarefa bastante complicada e que tradicionalmente é feita através de inspecção visual, ou usando uma rede de sensores colocada na estrutura a monitorizar. Mas em breve tudo o que será necessário para fazer esse mesmo trabalho poderá resumir-se a passar uma nova camada de tinta...

Investigadores criaram uma tinta inteligente que é capaz de detectar até as mais pequenas falhas microscópicas e indicar com precisão onde ocorrem. Uma vez que esta "tinta" contem nanotubos de carbono, qualquer alteração aos mesmos irá alterar a sua conductividade, que depois permite criar uma imagem virtual da integridade da estrutura.

... Os teste no terreno irão começar daqui a alguns meses, e esperemos que com tecnologia destas, se possam evitar futuros acidentes com consequências muitas vezes fatais.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails