Na constante procura de casas inteligentes, torna-se por vezes necessário sair cá para fora e olhar para toda uma cidade enquanto "organismo" inteligente que deva funcionar com a máxima eficiência possível.
E algo que continua a ser um verdadeiro "cancro" das nossas cidades, é o trânsito.
Acho perfeitamente inconcebível que uma sociedade ache normal e aceitável que milhões de pessoas passem diariamente horas entalados no trânsito; quando bastaria dar-lhe mais alguma atenção para que todo um país pudesse ter muito maior produtividade, poluindo menos, sendo mais eficiente... e com pessoas mais felizes! (Como será possível alguém poder chegar ao trabalho com um sorriso depois de ter passado 2h no "pára-arranca", ou espremido num autocarro ou comboio?)
Há cidades que estão a levar isso bem a sério e a tentar encontrar soluções, e destaquei duas delas:
Curitiba, Brasil
Nesta cidade optaram por uma solução bastante simples e engenhosa. Não havendo orçamento para a criação de uma rede de metro, optaram por criar uma rede de transporte rápido à superfície, com faixas próprias e utilizando autocarros. Utilizando combustíveis mais ecológicos, a cidade consegue assim ter uma rede de transporte mais eficiente e a custo muito inferior do necessário para uma rede de metro.
Farmington Hills, Michigan
Em Farmigton Hills, a solução é mais futurista, recorrendo a postes de iluminação LED inteligentes (primeira imagem), com câmaras para analisar o trânsito e capazes de ajustar a luminosidade em função das necessidades. O sistema foi concebido por Ron Harwood, responsável pela criação de shows luminosos para a Disney, e conta com placas indicadoras luminosas com os nomes das ruas, e até paineis informativos que podem exibir sinais de transito ou informações enviadas em tempo real.
O custo é elevado, mas é recuperado ao final de alguns anos...
E vocês... não acham que já seria tempo de arranjar soluções para se evitar as tremendas filas de trânsito de acesso às cidades todas as manhãs, e ao final da tarde no regresso a casa?
sexta-feira, 18 de novembro de 2011
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
E em complemento a esta notícia: Cidades para as pessoas, onde falam de 7 exemplos.
ResponderEliminarhttp://www.citiesforpeople.net/you/index.html