sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Sensores de Portas e Janelas sem Pilhas da Fraunhofer


Para que uma casa possa ser considerada "inteligente" é inevitável a existência de uma rede de sensores por toda a casa que nos permitam ter conhecimento contínuo sobre o seu estado: e isso inclui saber o estado das portas e janelas da nossa residência (nem que seja por uma questão meramente de segurança).

No entanto, essa tarefa simples é quase sempre acompanhada por outros incovenientes. Se bem que já temos no mercado sensores wireless que podem ser usados para este efeito, e a preços acessíveis, este inevitavelmente recorrem a pilhas e baterias que - como bem sabemos - têm sempre a tendência para falhar no pior momento possível.

Para evitar esta chatice recorrente da troca de pilhas, a Fraunhofer desenvolveu sensores que dispensam as pilhas.

Estes sensores são posicionados na maçaneta das portas e janelas, permitindo a sua fácil instalação, e ao contrário do que se poderia pensar, não funcionam a energia solar mas sim captando a energia rádio transmitida pelo seu ponto de comando central - o que garante o seu funcionamento independentemente das condições de luz interiores ou exteriores, ou do seu posicionamento.

Esperemos que esta tecnologia rapidamente possa chegar a produtos no mercado (e a preço igualmente atractivo).

2 comentários:

Related Posts with Thumbnails