sexta-feira, 9 de setembro de 2011
Sensores de Portas e Janelas sem Pilhas da Fraunhofer
Para que uma casa possa ser considerada "inteligente" é inevitável a existência de uma rede de sensores por toda a casa que nos permitam ter conhecimento contínuo sobre o seu estado: e isso inclui saber o estado das portas e janelas da nossa residência (nem que seja por uma questão meramente de segurança).
No entanto, essa tarefa simples é quase sempre acompanhada por outros incovenientes. Se bem que já temos no mercado sensores wireless que podem ser usados para este efeito, e a preços acessíveis, este inevitavelmente recorrem a pilhas e baterias que - como bem sabemos - têm sempre a tendência para falhar no pior momento possível.
Para evitar esta chatice recorrente da troca de pilhas, a Fraunhofer desenvolveu sensores que dispensam as pilhas.
Estes sensores são posicionados na maçaneta das portas e janelas, permitindo a sua fácil instalação, e ao contrário do que se poderia pensar, não funcionam a energia solar mas sim captando a energia rádio transmitida pelo seu ponto de comando central - o que garante o seu funcionamento independentemente das condições de luz interiores ou exteriores, ou do seu posicionamento.
Esperemos que esta tecnologia rapidamente possa chegar a produtos no mercado (e a preço igualmente atractivo).
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
O link está com problemas.
ResponderEliminarAntónio Ferreira
Link corrigido, obrigado pelo aviso.
ResponderEliminar