quinta-feira, 7 de julho de 2011

Kinect "Big Brother" em Casa


Ainda no outro dia vos falava de poder aplicar um Kinect como porteiro de casa em combinação com fechaduras electrónicas, e eis que este projecto usa precisamente esta câmara 3D da Microsoft para reconhecer o que uma pessoa está a fazer em casa.

Depois de ensinarmos ao sistema como fazemos determinadas tarefas: como lavar os dentes, cozinhas, sentar na cadeira, abrir uma caixa de medicamentos; ele passa a reconhecer quando o fazemos - potencialmente podendo utilizar essa informação para nos ajudar (por exemplo, que tal uma casa inteligente que vos sugere receitas quando verifica que estão a cozinhar; que vos dá as últimas notícias - ou o vosso relatório de saúde - enquanto lavam os dentes; ou que automaticamente vos sugere um filme ou série para ver quando se sentam no sofá?

Tudo coisas que são possíveis e que evitariam as tradicionais interações rotineiramente iniciadas pelo utilizador. Como eu sempre disse, o objectivo de ter uma casa "inteligente" não é ter uma parede cheia de botões e ecrãs complicados de usar... pelo contrário, é ter uma casa que dispensa qualquer botão. ;)


Como bónus acrescido, este estudo descobriu também que a forma como as pessoas se movem, a fazer as mesmas coisas, é diferente o suficiente para permitir a sua distinção. Isto poderia servir para identificar uma pessoa pelos seus movimentos; ou até para determinar quando alguém está a ficar com algum problema físico... Como sempre, as possibilidades são apenas limitadas pela nossa imaginação.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails