quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Conversão Eléctrica Eficiente com Transphorm


O Google investiu numa empresa que promete ajudar a tornar mais eficiente aquilo que passa despercebido à maior parte das pessoas: as inúmeras conversões que a electricidade sofre até que chega efectivamente onde é preciso.

Atacando por esta vertente, a Transphorm diz que se poderão evitar desperdícios que resultarão numa "produção" superior à actual produção de energias renováveis.

É um objectivo bem ambicioso, mas imaginem só: desde o momento que a energia é criada, passa por dezenas (ou mais) de processos de conversão. Do gerador para electricidade, dessa electricidade para outras voltagens, novamente convertida alta-tensão para distribuição, e sucessivamente reconvertida para cada sector da rede, até chegar às nossas casas, onde novamente passa por mais um transformador ou conversor até chegar ao aparelho final...

Se a Transphorm conseguir efectivamente tornar o processo de conversão eléctrica 90% mais eficiente, mesmo que apenas a nível da alta-voltagem e da distribuição, como anunciam... As implicações serão certamente sentidas a nível mundial.
Ainda mais numa altura em que já se está a ver que os combustíveis fósseis estão na sua recta final, e que o futuro terá que ser elétrico... fazendo com que a eficiência da rede de distribuição seja um elemento ainda mais crítico do que já é.

[via techdigest]

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails