quarta-feira, 24 de junho de 2009

Telhas Solares Flexíveis

Mais uma solução que poderá vir a revolucionar os telhados a médio prazo: painéis solares flexíveis que poderão substituir as telhas.


Estas telhas flexíveis da Vitex permitem aumentar ao máximo a área de exposição, e são construídas utilizando um processo semelhante ao utilizado em painéis LCD e OLED para garantir a sua resistência à humidade e longevidade.

4 comentários:

  1. Isto sim, em vez dos painéis que ficam horrorosos, esta solução, ou aquela dos vidros de janelas que captam energia solar para depois ser transformada em electricidade, isso sim, agrada-me. Vou esperar mais uns tempos.

    Mas, e se os fornecedores de energia nos comprarem a produzida por nós a preço abaixo do que a comprámos a eles (parece-me óbvio que um dia o vão fazer, tal vai ser a oferta), teremos de ter forma de a armazenar em casa para ser rentavel. Senão não vai compensar...

    ResponderEliminar
  2. Sim, isso já seria algo a longo prazo a tal ideias dos edifícios auto-suficientes em 2019... mas até lá ainda teremos muito por fazer.

    ResponderEliminar
  3. Caro Anónimo:

    Como arquitecto, compreendo perfeitamente a sua afirmação: "em vez dos painéis que ficam horrorosos", mas posso desde já assegura-lo, que isso apenas acontece porque o necessário estudo e trabalho de integração não é feito. É perfeitamente possível integrar os actuais painéis solares com as construcções existentes.

    ResponderEliminar
  4. A maior parte dos que ficam "horrorosos" são os paineis solares térmicos de aquecimento de água, com os depósitos montados em cima.
    Num telhado com a orientação favorável, paineis solares fotovoltaivos poderão muito bem ser montados "alinhados" com a inclinação, ficando como uma segunda camada de telhas: não só produzem energia, como até servem de isolamento extra.

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails