Mais uma solução que poderá vir a revolucionar os telhados a médio prazo: painéis solares flexíveis que poderão substituir as telhas.
Estas telhas flexíveis da Vitex permitem aumentar ao máximo a área de exposição, e são construídas utilizando um processo semelhante ao utilizado em painéis LCD e OLED para garantir a sua resistência à humidade e longevidade.
quarta-feira, 24 de junho de 2009
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Isto sim, em vez dos painéis que ficam horrorosos, esta solução, ou aquela dos vidros de janelas que captam energia solar para depois ser transformada em electricidade, isso sim, agrada-me. Vou esperar mais uns tempos.
ResponderEliminarMas, e se os fornecedores de energia nos comprarem a produzida por nós a preço abaixo do que a comprámos a eles (parece-me óbvio que um dia o vão fazer, tal vai ser a oferta), teremos de ter forma de a armazenar em casa para ser rentavel. Senão não vai compensar...
Sim, isso já seria algo a longo prazo a tal ideias dos edifícios auto-suficientes em 2019... mas até lá ainda teremos muito por fazer.
ResponderEliminarCaro Anónimo:
ResponderEliminarComo arquitecto, compreendo perfeitamente a sua afirmação: "em vez dos painéis que ficam horrorosos", mas posso desde já assegura-lo, que isso apenas acontece porque o necessário estudo e trabalho de integração não é feito. É perfeitamente possível integrar os actuais painéis solares com as construcções existentes.
A maior parte dos que ficam "horrorosos" são os paineis solares térmicos de aquecimento de água, com os depósitos montados em cima.
ResponderEliminarNum telhado com a orientação favorável, paineis solares fotovoltaivos poderão muito bem ser montados "alinhados" com a inclinação, ficando como uma segunda camada de telhas: não só produzem energia, como até servem de isolamento extra.